Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Energia e ambientes: feng shui

Energia e ambientes: feng shui

Feng e Shui (respectivamente Vento – yang – e Água – yin -) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários. Muitas pessoas acreditam nessa cultura e usam na hora de decorar seus ambientes. Muita gente famosa aderiu em suas casas, como Donald Trump, Bill Gates, Madonna, Julia Roberts, Johnny Depp e Ana Maria Braga. Nesse post falarei sobre essa arte milenar e darei algumas dicas de usa-la no quarto. Em breve farei outros posts com dicas para outros ambientes.

Mas antes de tudo, afinal, quais são os objetivos do feng ?

  1. Preservar e guardar as influências positivas que existem em um local, fazendo com que ela continue ali e irradie boas energias para o restante dos ambientes.
  2. Reduzir ou aniquilar todo tipo de energia negativa que possa existir nos ambientes.
  3. Fazer com que alterações arquitetônicas curem o ambiente e todos os moradores, estimulando as características benéficas do local, através das formas, cores e posicionamento de objetos e móveis.

(Fonte: essenciamóveis)

Primeiro você deve conhecer o baguá, ele é um mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos. Ele é um octógono dividido em nove segmentos que influenciam sua vida.

O Feng Shui é baseado na forma que moldamos a energia na nossa casa. Energia que é chamada de chi e ela é influenciada pelos objetos que foram ou serão colocados na sua decoração. O baguá deixa você interpreta-lo de duas formas

1. Análise conforme a rosa dos ventos, a área do Trabalho posicionada no norte.

2. Posicionar a mesma área na entrada da residência e de cada um dos ambientes.

Dicas para o quarto

Cor

O feng sugere que o quarto seja um local confortável e acolhedor. um refugio. As variações de bege, cobre, cacau, creme são ideais.  Se quer calmaria, verde, azul claro são belas opções. Se deseja estimular, rosa, vermelho e laranja.

Iluminação

Deve ser adaptável com a iluminação natural. já a noite deve ser preenchido com uma luz mais leve, propícia ao conforto.

Posição da cama

Longe da porta de entrada do quarto, o canto diagonalmente em frente à porta é o melhor, nunca sob a janela, evite deixar a cama debaixo de ventiladores de teto ou outros itens que possam estar suspensos. Véus podem ser colocados sobre a cama, pois criam um fluxo curativo. Cabeceiras feitas de madeira, por possuem a energia da natureza darão base fundamental ao sono e em formas curvilíneas. Nada de acumular coisas.  Nada de Caixas, baús, caixotes ou qualquer outro suporte aos pés das camas, pois bloqueiam o progresso da vida.

Limpeza 

Limpe sempre o pó do chão e da mobília, evite móveis tortos e desalinhados e coloque plantas em cantos para evitar que a energia fique parada. Nunca guarde coisas debaixo da cama. Roupas de camas sempre limpas e nas cores já explicadas. Utilize velas perfumadas, coloque um cd ou áudio com sons da natureza em momentos difíceis e complicados. E inclua na decoração um sino de vento ou um filtro dos sonhos.

Lembre-se: Seu quarto não deve ser utilizado como local de trabalho ou outros afazeres, essa energia entrará em conflito com o relaxamento que é de extrema importância para o nosso bem estar.

A essa não é uma lei para quartos, é um alternativa que um cultura abrange em seu dia-a-dia que tem trazido benefícios a eles e outros. Você decora seus espaços do seu jeito, afinal cada lugar é único e belo se satisfaz nosso coração.

Fonte fotos: 1/2/3/4/5/6

 

0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *