Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Faça uma horta

Faça uma horta

Fonte fotos: 1/2

Vivo reclamando que produtos orgânicos são muito caros, então porque não fazer uma pequena horta e suprir pelo menos em pequena escala alguns desses produtos. Espaço temos sim, basta querer. E além de horta há também a opção de fazer um jardim, importante é colocar verde no nosso dia-a-dia nas cidades tão cinzas. Em breve faremos um post sobre jardins fiquem ligados.

Quais são os benefícios de se ter uma horta ?

  • Alimentação saudável, menor preço – nessa horta você poderá plantar produtos sem agrotóxicos, ou seja produtos orgânicos, que são ótimos para sua saúde, e com certeza irá contribuir com a sua nutrição e a da sua família. O ato de possuir esses produtos em casa incentiva o consumo de saladas e folhas essenciais.
  • Decora o ambiente e o ajuda – A horta humaniza o ambiente e deixa ele muito mais bonito. AHHH e colabora em minimizar os efeitos de amissão de carbono, diminui a temperatura do ambiente contribuindo ao conforto térmico.
  • Hobbie – Criar o hábito de cuidar de algo pode ser extremamente bom para sua mente.

A melhor opção para fazer uma horta em apartamento é optar pela horta vertical, pois são penduradas ou fixadas em estruturas verticais. Essas estruturas geralmente são leves, a principal indicação desse tipo de horta é para apartamentos pequenos que você deseja que o espaço seja aproveitado.

Fonte fotos: 1/2

Passos de criação

  1. Escolha/defina o local onde será feita a sua horta. Prefira locais que tenha acesso a ventilação e luz natural.
  2. Escolha o formato da horta que você irá fazer. Acima você viu várias formas de montar a sua.
  3. Busque ou adquira as ferramentas adequadas para construção e montagem da sua horta. O uso de ferramentas inadequadas pode causar todo um transtorno tanto na montagem quanto para manter a horta posteriormente.
  4. Adquira os materiais orgânicos e mudas para o plantio da sua horta. Busque informações sobre a necessidade de água, iluminação, ventilação e outros cuidados de acordo com a sua planta escolhida.
  5. Faça disso um hobbie, envolva toda a sua família, é legal, importante e muito saudável.

Fonte: Viveremcasa

 

Podemos plantar: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outras plantas diversas.

Dê preferência ao plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são perenes, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano. Já o manjericão é bianual, mas pode se comportar como perene em algumas condições.

Fonte fotos: 1/2

Modelos de hortas e locais

Horta em …

  • garrafa pet
  • caixotes
  • cano de PVC ou alumínio
  • pallets
  • vasos
  • latas
  • potes de vidro

Locais para instalação …

Pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço. Parede interna ou externa dependendo se ali possui constante iluminação.

Lembrando: Ela deve receber ao menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Esse espaço tem que estar longe do fogão de do forno.

Cuidados

É preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero. Misture uma parte de areia para cada parte de terra orgânica com pH 6, para que a terra não se encharque demais. Irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. Adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.

Vídeo indicado

Curtiu ? Comenta e compartilha. Bjo!

Fonte Imagens: Pinterest

2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *