Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Jardins verticais

Jardins verticais

Os jardins verticais permitem que as plantas façam parte não só de superfícies horizontais mas também das verticais. Eles ampliam o uso de plantas e carregam melhorias a ambientes externos e internos. Contribuem na filtragem de poluição do ar e conforto térmico.

Auxilia em outras questões como:

  • Controle de umidade;
  • Barreira acústica;
  • Elemento estético agradável.

Não há riscos de infiltração se for bem instalado, exige pouca manutenção pois há um sistema de rega automatizado e podem ser colocados tanto em muros quanto paredes.

Aonde posso colocar ? 

Na sala, sacada de apartamento, varanda, corredor, cozinha, quintal, você escolhe.

Como funciona ?

Esse jardim possui uma estrutura simples composta por placas modulares que são colocadas espécies vegetais. Um sistema de irrigação automático é instalado e isso garante nutrição e alimentação das plantas. Lembrando que não precisa fazer na parede inteira, escolha uma parte dela se quiser.

O processo é  dividido em quatro etapas:

Fonte: Movimento90

Tipos de plantas: 

Escolhemos as plantas de acordo com o clima do local que vai ser instalado.
As espécies epífetas são plantas que vivem sobre outras plantas. As suas raízes são superficiais e apoiam-se sobre a estrutura vertical de outras plantas maiores.
As espécies litófitas crescem sobre rochas e alimentam-se de musgos, sais minerais presentes nas rochas, água da chuva e até mesmo dos seus próprios tecidos mortos.
Logo estas duas espécies de plantas são perfeitas para serem usadas em jardins verticais.

Algumas das plantas mais adequadas encontradas no mercado:
– Columéias, e outras plantas da família Gesneriaceae;
– Samambaias, Psilopytes e o Ophioglossophytes;
– Peperômias, família Piperaceae.

Como a manutenção é feita

Graças a existência do sistema de irrigação automática que pode ser trocado e tirado facilmente, os jardins verticais exigem pouca manutenção. Para manter composição vegetal original é necessário um controle fitossanitário de espécies invasoras então fiquem atentos.

Tá esperando o que pra deixar sua casa mais linda e cheia de plantas que trazem a natureza pra perto de você. Além dessa opção, voc~e também pode fazer uma horta, tem post aqui no blog falando tudo.

* ps: Diversas informações desse post foram retiradas do site movimento90, eles possuem um manual de construção desses jardins, caso se interessem dá uma passada lá.

Fonte fotos: 1/2/3/4/5/6/7/8

0


2 thoughts on “Jardins verticais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *