Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Sistemas construtivos sustentáveis: construção modular

Sistemas construtivos sustentáveis: construção modular

Cada vez mais se torna evidente que a arquitetura verde tem que estar presente nas novas edificações. A necessidade de diminuir os impactos ambientais está fazendo os países andarem em direção a essas opções práticas, modernas e eficientes. Os sistemas construtivos sustentáveis podem ser executados na obra por métodos operacionais ou materiais usados.  Suprem construções residenciais e prediais e ainda permitem você ter um combo feito de maior produtividade, custos acessíveis e alta qualidade.

Esse universo possui técnicas construtivas que usam a inteligência para execução de tarefas gerando:

  • menos desperdício
  • menos esforço
  • menos custo
  • menos retrabalho
  • menos reposição

 

O resultado dessas técnicas faz o custo benefício chegar a um nível de excelência grande. Sendo assim, permite existir obras mais limpas e que são essenciais para a preservação do meio ambiente.

Hoje, quero falar sobre a construção modular, mas em breve farei outros posts de outros tipos de construções sustentáveis.

Construção modular

O que é ?

É um método construtivo que junta secções ou módulos que foram fabricados em um certo local e depois são transportados e montados na localização desejada. Os materiais usados devem ser resistentes mas leves. Essa opção permite erguer simultaneamente as paredes, pisos, tetos e coberturas. Então a maior parte das tarefas da obra são feitas já no armazém da fabrica, isso inclui a parte elétrica, canalização, caixilharia, isolamento e até revestimentos decorativos interiores e exteriores. Sim os produtos são industrializados, mas a sustentabilidade ainda é agregada e há a exploração consciente das matérias-primas. E o clima da região não interfere na escolha dessa solução, há um sistema de revestimento externo para as paredes e o piso, feito de uma camada de isolamento térmico, e o tipo de material e a espessura são definidas de acordo com o caso.

Desvantagens

Vontade e criatividade limitada, você não tem como fazer diversas opções de casa em nível criativo. Existe limites para que não se prejudique a durabilidade da edificação.

Vantagens

  • tempo de execução da obra diminuído.
  • menos problemas com defeitos.
  • há a possibilidade de aumentar a edificação, juntar secções ou módulos após pronta.
  • Impacto da obra é menor para a vizinhança
  • possibilidade de levar para outros lugares, já que pode ser colocado em qualquer piso desde que seja suficientemente compactado.

 

Preço

Isso vai depender do que você deseja, você sempre deve comparar e encontrar a melhor solução para sua vontade e investimento disponível. Compare todos os processos (incluindo quantificar as fundações, ligações de água, eletricidade, etc) e materiais de uma obra tradicional X obra modular e veja qual combina mais com a sua necessidade. Infelizmente o banco garante de forma nais fácil o financiamento para casas tradicionais. Logo, tudo isso deve ser pesado na balança.

O maior pecado é as pessoas não terem conhecimento sobre esse tipo de construção que representa uma bela solução para eventos passageiros, para casos de ajuda em situações de risco. A rapidez de uma obra e buscada constantemente por diversas pessoas e investidores do ramo construtivo e olha ai essa maravilhosa opção.

Olhem esse vídeo e vejam o quão incrível é esse sistema:

Fonte fotos: 1/2/3

2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *