Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Sobre papel de parede

Sobre papel de parede

Uma das mudanças mais práticas de se fazer em um ambiente é colocar o papel de parede, ele dá um toque especial e pode fazer a diferença em qualquer lugar que for aplicado. Ele pode dar vida ao espaço e pode criar uma ilusão de ótica, ampliando e dando também uma ideia de aconchego. E pode exercer funções acústicas, térmicas e até mesmo de iluminação.  Ele influencia bastante no ambiente e possui uma gama enorme de opções e texturas.

O papel de parede possui diversas vantagens como a estética, praticidade na aplicação pois não deixa resíduos ou mal cheiro, a duração chega a ser maior que algumas tintas (pode durar até mais de 10 anos se bem cuidado conforme seu tipo) e a limpeza é simples.

A harmonia do ambiente que você irá aplicar depende do equilibrio das cores do papel com a parede pintada. Sendo assim, opte por estampas com tons parecidos ou que combinem com a cor pré existente no ambiente. Essa cor pode estar nos detalhes ou no fundo do desenho. Evite juntar uma estampa marcante e tinta de cor forte, porque pode causar incômodo. Escolha de acordo com a decoração que você quer ou já possui. Alinhe o que você quer com seu gosto, isso é o mais importante para construir algo único e com sua personalidade.

modos de aplicação:

  • Faixa na parede e meia parede: é um investimento menor e balanceie ambientes carregados em móveis, cores e objetos.
  • Apenas uma parede: ao escolher apenas uma parede você faz dela o ponto de destaque do ambiente. Então invista em cores fortes, estampas mais elaboradas e texturas.
  • Todas as paredes: melhor o uso de tons de cores mais claras e estampas discretas, para não proporcionar desconforto visual.
  • Teto: é uma boa alternativa para inovar e diferenciar um ambiente.

Indicações para ambientes:

  • Sala de estar e jantar: Se o fluxo de pessoas é intenso nesses ambientes e se você possui animais de estimação a melhor opção é o vinílico por ser pratico ao limpar e ter longa duração. Uma das melhores opções é colocar em uma só parede, pois pode-se acabar causando um efeito pesado com o conjunto de móveis desses ambientes. Escolha tons mais neutros porque causa uma sensação mais aconchegante. Tons mais ousados se deseja inovar.
  • Cozinha: a cozinha costuma ser ambiente mais úmido evite a escolha de papeis de parede de celulose que são tradicionais e não resistem a umidade, então o vinílico mais uma vez é a melhor opção. É comum escolher pedaços das paredes por conta dos móveis ou apenas uma para ser usada como foco da decoração e composição.
  • Quartos: qualquer tipo de material de papel de parede pode ser usado, mas para quartos infantis o mais recomendável é utilizar o papel de parede vinílico pois a lavagem é mais prática e ele acumula menos poeira.
  • Banheiros: em geral é um ambiente com alta umidade e vapor então, o tipo recomendado é o vinílico. O papel de parede acaba sendo o ponto principal da decoração de qualquer banheiro quando aplicado pois não há pouca decoração lá, então ouse nas escolhas e inove.
  • Escritórios: qualquer material de papel de parede dependendo do seu gosto pessoal obviamente. Quem prefere ambientes mais clean opte por opções mais neutras e estampas discretas e aplicações em uma parede só ou as quatro. Se optar por ousar nas cores e estilos, selecione uma parede só para não carregar demais e extrapolar nas informações.
  • Outros ambientes: isso inclui corredores, varandas, paredes próximas a escadarias, até mesmo pode ser aplicado nos degraus da escada. (Lembrando que em  ambientes secos, use o tipo que quiser. Já em ambientes úmidos, com intensa movimentação o papel de parede vinílico é o mais indicado).

Tipos de papeis de parede:

  • Tradicional: feito de celulose, indicado para lugares de pouca circulação, a parede deve estar lisa e a cola deve ser aplicada no papel, limpar com pano úmido e remove ao umedece-lo.
  • Vinílico: podem ser lavados com detergente, alta durabilidade, resistente à luz e à umidade, é fabricado em PVC, Cola deve ser aplicada no papel e pode-se removê-lo a seco ou por abrasão.
  • Acetinado: acumula menos poeira.
  • TNT: imita tecido, mas é constituído de fibras de poliéster e celulose, resiste bem a umidade. Indicado para locais secos e úmidos, pode ser aplicado em parede irregular, lavável com uso de detergente, cola deve ser aplicada sobre a parede e pode removê-lo a seco.
  • Mica: feito de pedras naturais.

Quantidade a usar:

É preciso calcular corretamente a área, considerar a altura do rodapé, forro de gesso ou moldura. Se o papel tiver desenhos ou listras é preciso levar em conta o “rapport”, ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda. Depois observe como o fabricante vende o produto as medidas de uma peça ou rolo para finalmente você calcular o quanto será preciso. Geralmente os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros.

A dica final fica: Cores que vão arrasar em 2017

Gostou ? comenta e compartilha, bjãoo!!!

1


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *