Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Sofás

Sofás

Existem infinitos tipos de sofás, ele é peça fundamental em diversos ambientes logo, é importante saber escolher bem. tudo deve ser avaliado na hora escolher como formato, tamanho, tecido, conforto, cor e preço. Falarei algumas dicas aqui para que você acerte em cheio na hora de comprar.

1 – Beleza e conforto devem andar juntos então se você poder ir a loja e experimentar é muito bom.

2 – Qual será o uso do sofá ? As vezes é usado apenas para visitas ou para a espera, assistir tv. Isso influencia sim na escolha.

3 – Tenha em mente o espaço disponível para o sofá, isso determina a quantidade de peças, lembrando que ainda deve ficar disponível 70 cm de espaço para circulação em volta dele

4 – É importante que ele agrade você de combo ainda combine com a decoração do ambiente em que ele será colocado. Observe o tamanho, a proporção, cor, tipo de tecidos e a  densidade do que você quer. Alguns tecidos naturais ou sintéticos as vezes não se adequem ao clima ou uma espuma muito densa ou mole demais favorecem a desagradar algumas pessoas.

5 – Há uma grande quantidade de cores disponíveis e texturas, a tendência são uso de cores mais neutras como beges e cinzas. As cores fortes devem ser usadas com cautela para que não sobrecarregue o ambiente. Quanto ao tecido, a atenção deve ser especial porque ele garante conforto. Tramas de algodão, camurças, veludos e sedas são as mais confortáveis. Usar couros naturais ou sintéticos facilita a manutenção, principalmente em casas com crianças e animais domésticos pois são impermeáveis, então a limpeza fica mais fácil e ainda é uma ótima opção para pessoas alérgicas.

Após pensar em tudo isso, vamos ver alguns tipos:

Tradicional 

O modelo estofado, com pés mais altos ou com o fundo mais próximo do chão ou com almofadas fixas ou soltas.

Sofá – cama 

Para quem não tem muito espaço disponível é uma ótima opção. Serve como sofá para uma sala, como cama na hora de receber uma visita em casa.

Retrátil e reclinável

Quem deseja passar bastante tempo no sofá essa é a opção. Costuma ser usado para salas de living, pois o sofá é usado para ver televisão. Esse encosto reclinável traz conforto e ainda existem modelos que são capazes de ganhar uma extensão para os pés.

Inflável 

Podem ser usados sempre ou ficar guardados até a hora que for preciso.

Formatos 

  • Tradicional: Composto por dois ou três lugares,  as pessoas se dispõem lado a lado. as vezes é preciso escolher  um de dois lugares ou outro de três e é possível completar o ambiente com pufes e poltronas.
  • De canto: quem deseja mais lugares o sofá em L ou modulado.
  • Redondo: podem fazer uma composição interessante com a decoração que você tem ou quer.
  • Com chaise: contam com uma extensão de um dos assentos para manter as pernas esticadas.

Quanto a estilo, isso depende do que você já tem em mente ou já está disponível, existem modelos vintage, moderno, retrô e rústico.

Se você mora em regiões com o clima mais frio, couro e veludo são boas opções, e cores mais escuras. Mas para regiões com o clima mais quente, tecidos leves e com cores mais neutras e claras.

Curtiu ? comenta e compartilha. beijão!!!

2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *