Arquitetura, Decoração e Lifestyle

Telhado verde

Telhado verde

Eu sou uma guru da sustentabilidade e amo essa área então teremos muitos posts aqui sobre o assunto, se preparem.

Você com certeza já ouviu falar de telhado verde, são telhados com cobertura de vegetação que podem ser  instalados em prédios e casas, consequentemente isso ajuda a manter uma temperatura interna mais agradável e economizar energia, pois possibilita menos uso de ventiladores e ar-condicionado. Quanto mais quente for o clima da sua cidade, maior é o benefício que ele proporciona, porque a quantidade de absorção do calor feita pelas plantas é maior do que o do concreto. Quando várias edificações em um mesmo lugar na mesma cidade, usufruem desse tipo de telhado eles acabam quebrando a onda de calor e deixando o clima muito melhor. Além de todos os benefícios, a área verde quebra a estética de “cidade de concreto”.

Benefícios:

  • O telhado verde não propaga calor como outros sistemas de cobertura, como a laje e telhas convencionais.
  • Cria  um agradável terraço para diversos tipos de usos.
  • Melhora a qualidade do ar da área próxima, e é restabelecido o equilíbrio ambiental, principalmente quando se fizer uso de plantas nativas – pode ser usado de habitat para pássaros locais;
  • Absorve até 90% do calor, sendo assim fazendo esse calor não é propagado para o interior da edificação.
  • Absorve os ruídos do entorno sendo assim, serve de isolamento acústico.
  • Ajuda na retenção de água da chuva, o escoamento dos telhados verdes retarda o caminho da água, e alivia possíveis enchentes na região.
  • Regula a umidade do ar no entorno da edificação;

Desvantagens:

  • Manutenção para manter sua estrutura saudável e com boa aparência.
  • A parte financeira pois o valor pode pode ser alto.
  • A estrutura da edificação pode inviabilizar o sistema.
  • Necessidade de mão de obra especifica para a instalação para evitar problemas de infiltrações e possíveis vazamentos.

Existe 2 tipos básicos de telhado verde:

Cobertura Verde  Intensiva

É viável em edificações de coberturas planas, é mais cara por conta de manutenção, irrigação e execução. Esse tipo exige mais cuidado porém abrange mais especies de plantas, até de maior porte e árvores. Possuem solo mais profundo e tratamento paisagístico igual aos jardins de casa. Ela permite criar um espaço acessível aos usuários. Sendo assim, exige uma estrutura mais forte o que eleva preços na hora de executá-lo.

Cobertura Verde Extensiva

É mais indicada para grandes áreas. É simples e resistente, possui baixo custo de manutenção e não afeta a estrutura das edificações porque não suporta uma vegetação mais densa isso faz com que transfira menos carga para a estrutura.

Há 4 tipos de camadas para esses telhados: revestimento Vivo, alveolar simples, tecgarden e skygarden.

E o custo?

Antes de fazer esse tipo de telhado deve ser feito uma pesquisa do tipo de clima da região do usuário, tipo de plantas que deseja, que tipo de telhado é mais indicado para a estrutura da edificação. A partir disso, pode-se fazer um orçamento e procurar mão de obra específica para que não ocorra problemas. Em um post no blog ecodhome se encontra uma ideia de preço de uma área de 12 M² que custou no total 750,00 R$ ou seja 65,00 R$ por M².

Não esqueça de levar em conta o custo benefício, pois pode sair caro mas os benefícios para você e o ambiente são grandes, e fala sério quando bate aquele vento refrescante é muito melhor que viver no ar condicionado direto, a conta de luz é cara. Seu bolso agradece e o meio ambiente também.

Gostou? comente e compartilhe. BJOOO

0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *